EnglishMaximedical
004.jpg

CAMINHAR PROTEGE O CORAÇÃO

Para se movimentar não é preciso frequentar a academia, ser sócio de clube ou ir à praia. Caminhar com regularidade é uma forma simples e grátis de evitar doenças cardíacas.

Mais importante que ter treinamento, é a frequência: de 5 a 7 dias por semana, durante 30 minutos. Com isso, o risco de ataque do coração cai mais de 30%. Idosos com mais de 75 anos que caminham sempre têm até 45% menos chances de infarto.

 

Por ano, 315 mil brasileiros morreram por doenças do aparelho circulatório – mais da metade delas por hipertensão. Os médicos destacaram o que ocorre com os vasos sanguíneos e a pressão de uma pessoa sedentária. A prática esportiva limpa o organismo e deixa o sangue fluir.

Na reportagem de Filippo Mancuso, as pessoas ouviam música durante o exercício. Quem está começando pode fazer no ritmo de 60 passos por minuto.

Os mais preparados podem acelerar a cem por minuto, ao som de Ivete Sangalo (“Berimbau Metalizado”, com 90 batidas por minuto), Bruno Mars (“Billionaire”, com 90) ou Justin Bieber (“Baby”, com 130).

Veja outras opções:

“Meteoro”, de Luan Santana – 135 batidas por minuto;

“Voa Beija Flor”, de Jorge e Mateus – 103 batidas por minuto;

“Amo Noite e Dia”, de Jorge e Mateus – 133 batidas por minuto;

“Sitting, Waitting, Wishing”, de Jack Johnson – 105 batidas por minuto;

 

 

Fonte: Saúde da Vida