EnglishMaximedical
004.jpg

TROCA DE VÁLVULA MITRAL

Caso

TROCA DE VÁLVULA MITRAL é uma cirurgia cardíaca que tem como objetivo a correção de uma estenose da válvula (fechamento ou redução do orifício da válvula) ou de uma insuficiência (regurgitação do fluxo). A válvula mitral situada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo tem a função de impedir o refluxo de sangue oxigenado vindo do pulmão. Uma vez a válvula aberta, o sangue flui do átrio para dentro do ventrículo esquerdo. Seu fechamento coincide com a contração do ventrículo, direcionando assim a saída do sangue para a aorta e portanto para todo nosso organismo. A válvula mitral é formada por dois folhetos (anterior e posterior).

A cirurgia é indicada quando não há abertura ou fechamento eficiente para manter o fluxo de sangue. A estenose mitral não deixa o ventrículo esquerdo se encher o suficiente causando um obstáculo que gera aumento de pressão transmitida aos pulmões. Isso causa dificuldades em aumentar o fluxo para o organismo durante uma atividade física causando cansaço fácil e sensação de tonturas. Na insuficiência mitral, um ou ambos os folhetos podem não se fechar completamente por diversas causas levando a um refluxo, fazendo com que o coração tenha que aumentar sua força de contração para suprir a mesma quantidade de sangue. O coração consegue compensar essa sobrecarga por meses ou anos, porém vai atingindo um desgaste e uma falência. Isso se reflete em cansaço fácil e progressivo.

Tratamento

NIPRO oferece materiais de extracorpórea para a cirurgia cardíaca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que causa os problemas da válvula mitral?

Raramente os problemas da válvula mitral tem origem um defeito genético. Muitas vezes há um processo degenerativo pela idade ou não, causando alterações da mecânica de funcionamento da válvula. A febre reumática pode causar os maiores danos na válvula causando tanto estenose como insuficência. Nesse caso, os danos são causados pela Infecção dos folhetos, chamado de Endocardite Bacteriana. Uma outra causa que pode causar danos aos mecanismos de abertura e fechamento das válvulas, é a Isquemia Miocárdica.